terça-feira, 13 de agosto de 2013

Antigo, vintage ou retro? Saiba a diferença.

O que é antigo?

De acordo com o dicionário Merriam Webster um item antigo é “uma relíquia ou objeto dos tempos antigos ‘ou’ uma obra de arte, uma peça de mobiliário ou objeto decorativo feito em um período anterior e de acordo com várias leis aduaneiras a mais de 100 anos atrás”. Sendo assim caso um item não for datável de 100 ou mais anos de idade, ele não deve ser definido como uma antiguidade.
Exemplos de antiguidades:
                          49961-87537-61074-12             F-03 A

O que é vintage?

Se antiguidades são coisas que tem 100 anos de idade ou mais, o que são peças vintage?
O mesmo dicionário define o termo vintage se referindo principalmente ao vinho e é uma forma alterada da palavra francesa vendage, que significa “as uvas colhidas durante a temporada”.
Um item descrito como ‘vintage’ deve citar a época em que foi produzido.
Vintage pode significar um item que é de determinado período de tempo, como por exemplo, “vintage da década de 1950″, mas também pode significar (e, provavelmente, sempre deveria) que o produto representa o melhor da época específica. Em outras palavras, para o termo ser aplicado com precisão, um item deve ser reconhecível como pertencente à época em que foi feito.
Vintage não deve ser usado em referência a objetos com menos de 20 anos de idade. Além disso, a peça deve estar em bom estado de conservação e não pode ter sofrido alterações.
Geralmente, suas peças são de alto valor por serem originais da época.
Veja abaixo alguns itens vintage.
                     321M           553M          395M

O que é retro?

Já para retro pode-se definir como sendo “relativo a reviver as modas do passado”. Objetos retro não podem realmente ser antigos, mas sim referenciar estilos do passado recente.
É um estilo que acaba sendo uma releitura das décadas anteriores. As peças retro são normalmente mais caras que as da atualidade, mas mais acessíveis que as peças vintage por serem produzidas pela indústria atual.
Abaixo você pode ver alguns modelos de peças retro.
           Quadro Bicicleta Preta (Toda Preta) - Madeira / Estampado - 41x31 cm420M 489M 331M

Fonte: Carro de Mola

Nenhum comentário:

Postar um comentário